Moda da Tosquia
Inspirada por uma recolha tradicional do Fundão, onde se ouve um homem a cantar enquanto realiza a tosquia, acompanhado apenas pelo som irregular das tesouras, o tema foi trabalhado ao longo de uma série de ensaios onde a banda procurou compreender e traduzir a essência do registo. Num processo de experimentação e expansão sonora, o grupo procurou habitar o corpo e a perspectiva do tosquiador, num exercício de empatia e descoberta pessoal. O resultado é um tema que habita a natureza tangível e intangível, entre o mundano e o etéreo, o terreno e o quase sagrado.
canção da vindima
Canção da Vindima, recolhida em 1953 por Michel Giacometti com a colaboração de Fernando-Lopes Graça, em Monsanto/Idanha-a-Nova, Castelo Branco.
Uma canção de trabalho com uma narrativa de olhar calejado e de vivência terrena é acompanhada pelos adufes em transe, elevando o corpo à catarse e libertação em forma de dança.
canção beiroa
Ancorado na tradição e com os pés fincados no agora, A Canção Beiroa, tema de João Lóio, originalmente editado no álbum mais um dia (1987), ganha nova vida. Não é uma cover. É antes uma continuação onde o adufe marca o compasso e a voz primal convida ao encontro. Onde a música tradicional ibérica se cruza com os gritos urbanos do feminino contemporâneo.
A Canção Beiroa canta-nos o salto, a guerra, a partida e o regresso. Mantém-se fiel à força poética da canção original, mas convoca um novo olhar. Onde antes se falava da emigração dos anos 80, hoje canta-se a imigração, as fronteiras reais e simbólicas, o preconceito que alastra e a urgência de afirmar que a rua é nossa. De todas e todos.